quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

NOD160. Vingança em Oregon

Jeff MacLane abandonou muito novo a casa paternal e partiu para outras paragens um pouco revoltado, pois gostava da vida de vaqueiro e o pai queria que ele fosse estudar para exercer uma profissão mais remunerada em ambiente mais sedentário. 
Transformou-se num bravo cow-boy em paragens longínquas num rancho no qual acabou por se apaixonar pela filha do patrão que lhe correspondia. 
Era talvez o melhor cow-boy da região, mas um dia recebeu uma notícia terrível: o pai tinha sido assassinado. Acabou a brincadeira com os outros vaqueiros, cessaram os encontros com a filha do patrão. 
Acompanhado por um amigo, regressou ao Oregon para consumar a sua vingança...

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

NOD159. Aristocratas do Oeste

(Coleção Califórnia, nº 52)

Quando chegou ao seu número 52, a Coleção Califórnia apresentou-nos um livro de conteúdo um tanto estranho, com o título «Aristocratas do Oeste» e autoria de Meadow Castle , cuja ação se passa em Holbrook, a capital do distrito do mesmo nome e lugar de residência dos ganadeiros, rancheiros, agricultores e colonos enriquecidos, os quais encarregavam com toda a responsabilidade os seus homens de confiança de construir uma casa no sítio mais central da povoação e longe dos lugares onde tinham enriquecido. 
 Com uma tradução de Francisco Silva, o texto da novela dá-nos por vezes a sensação de estar no tempo errado, o que, apesar de tudo, passe a deselegância, não prejudica a compreensão. E assim somos levados a compreender que a maioria das pessoas que moravam em Holbrook deitava-se tarde e levantava-se quando os raios solares tinham perdido a força transformando nesse intervalo a rua principal da cidade num verdadeiro formigueiro de gente ocupadíssima em demonstrar que estava preocupada com qualquer coisa proveitosa. 
 E, com a ideia de falar com o filho de rancheiro que vivia à grande na cidade, aí chegou a jovem Katie que ficou boquiaberta ao contemplar o impecável criado que abriu a porta daquela mansão construída de pedra imitando o mármore, a qual parecia um palácio encantado. 
 Note-se que o «impecável criado», Pierce, apesar de ter chegado àquele ponto de conhecimento que lutar com cavalos ou com domadores de cavalos era a última coisa que um homem inteligente devia fazer na vida, não era pera doce, mas na sequência de um duelo e de ter perdido tudo o que tinha numa partida de cartas ficou sob a «proteção» do elegantíssimo Dester Bon, o homem a quem Katie procurava, o qual o admitiu como criado. 
Contrariamente ao que esperava, Bon compreendeu a mensagem da jovem e resolveu abandonar a sua vida decadente para voltar ao rancho e proceder ao seu desenvolvimento e exploração, mudando radicalmente a ideia que tinha acerca de vaqueiros o que para ele antes era dizer sujidade, homens primitivos, desconhecedores dos ensinamentos da civilização. 
Dester não viu brutalidade nos olhares dos homens, nem maldade nos das mulheres. Viu que eram homens e mulheres tal como os tinha criado o Criador. «São naturais, sensatos, humildes. São mil vezes melhores que os parasitas de Holbrook. São... São mil vezes melhores do que eu fui até agora» — concluiu. 
 A verdade é que o abandono do ambiente da aristocracia de Holbrook não soou bem aos ouvidos de alguns corruptos da cidade, um dos quais exercia funções de juiz e ele e Pierce tiveram de mostrar a sua habilidade com armas nas mãos.

domingo, 10 de dezembro de 2023

NOD158. O forasteiro

Era um jovem, quase uma criança… 
Mas aquele bando de malfeitores não teve pejo em raptá-lo, fazer crer que ele os acompanhava, mandá-lo para a prisão e testemunhar contra ele. O resultado foi inevitável: 20 anos de cadeia. 
O seu bom comportamento levou-o a ser indultado. Mas o mal estava feito, o pai e a noiva caíram no charco. 
Começou então a vingança. Um a um, terra a terra. Primeiro a ruína, depois o medo… 
 Até que apareceu aquela professorinha intrometida que tinha a mania de escrever novelas do Oeste. E o sentido da vingança transformou-se no sentido do perdão e do amor. 
Um livro mesmo à Raf Segrram que, apesar das imensas gralhas e de alguma lamechice, é muito agradável de ler.

Nota: o livro corresponde integralmente ao original, podendo ter tido algumas correções ortográficas. Também a página 4 foi substituída pela que normalmente deveria ter sido publicada.

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

NOD157. Nojo por um cobarde

(Coleção Arizona, nº 138)

O número 138 da Coleção Arizona traz-nos uma obra cuja autoria é atribuída ao prestigiado Clark Carrados com o título «Nojo por um cobarde». No entanto, uma indicação de Copyright inserida numa das páginas iniciais faz-nos acreditar que a obra não é deste autor, mas sim de Vicente Adam Cardona, mais conhecido por Vic Adams, um escritor mais dedicado à ficção científica e recentemente falecido (Dezembro de 2018). 
Tal suspeita é reforçada pelo argumento que, como dizemos adiante, é excessivamente forçado relativamente às situações descritas e ainda pelo facto de a escrita de Carrados nos parecer mais elaborada do que a do presente livro. Portanto, acreditamos estar aqui perante mais um erro dos responsáveis da APR.
A tradução foi executada por Adelino dos Santos Rodrigues, um nome que, embora não saibamos se corresponde à mesma pessoa, é fácil de encontrar na Internet como tradutor de livros de aventuras como por exemplo «O Conde de Monte Cristo». É curioso encontrar entre os tradutores destes livros, nomes que, mais tarde, terão tido alguma relevância no panorama literário ou na atividade de tradução. 

«Nojo por um cobarde» é uma história em que uma mulher incita o noivo a bater-se em duelo com um pistoleiro cruel com o objetivo de se ver livre dele e de lhe ficar com o rancho. 
Paul Mayers, o noivo, era um jovem rancheiro rápido com as armas, mas que nunca tinha vertido sangue humano e a situação foi para ele de tal modo confrangedora que todos o julgaram um cobarde. Incitado a bater-se em duelo, acabou por acertar no seu adversário e num cúmplice desse e considerou-se, a partir dali, um perseguido pela Lei. 

Na fuga que encetou acabou por ser contatado por alguém que o desafiou a procurar a reabilitação através da participação na destruição de uma quadrilha famosa que atuava na região. Não demorou a encontrar alguns homens dessa quadrilha e a infiltrar-se na mesma. E, coisa curiosa, depois de muito penar, veio a descobrir que o chefe oculto da mesma era o homem que o desafiara para um duelo e que lhe roubara a noiva. 
O livro é interessante, com alguma carga de dramatismo, mas a trama é excessivamente forçada. As coisas só funcionaram assim, porque a mente do senhor Carrados (ou do senhor Adams de acordo com a nossa suspeita) o quis, tudo está um pouco afastado da realidade. 
A própria presença de uma jovem beldade entre os bandidos que lhes faz a comida, mas que a respeitam, é de excessiva ingenuidade. Claro, era necessário dar um final feliz à novela e qual o melhor local para arranjar uma noiva para o rancheiro atraiçoado? Na quadrilha, claro… 

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

NOD156. Uma bala para três

Jim Wade chegou à povoação de Carven com o objetivo de continuar a vingança do assassínio de um amigo. E o segundo malfeitor que participou em tão nefando acto caiu aos seus pés depois de um combate leal. A partir daquele momento faltava apenas um. 
Mas estava escrito que não ia ser muito fácil prosseguir. Foi preso e enviado de comboio para a prisão. O curioso é que, durante o transporte, o comboio foi assaltado, tendo a zona em que estava sido dinamitada. 
Entre mortos e feridos, Jim teve alguma sorte, pois foi recolhido por uma jovem mulher que, agora arrependida, tinha colaborado na sua detenção e foi sujeito a imensos cuidados. 
Mais, para que não fosse procurado, trocaram a sua identidade com a de um dos indivíduos que tinha morrido no ataque o que lhes pareceu o suficiente para ele poder respirar em paz. 
O problema é que o individuo cuja identidade assumiu tinha uma missão bem definida por um grupo de larápios. E, se Jim deixou de ser procurado pela Justiça, passou a ser procurado por um perigoso bando de malfeitores. E, entre estes, estava o indivíduo para quem tinha uma bala guardada…

domingo, 19 de novembro de 2023

NOD155. O valentão

O número 2 da Coleção Bisonte traz-nos uma obra de Raf Segrram com o título "O valentão". 
Talvez que o título “O folgazão” fosse bem melhor para caraterizar a personagem central desta novela do que o utilizado pelo autor. Trata-se da história de um rancheiro que cavou a própria ruína com os seus gastos excessivos, acabando por ter de leiloar o rancho para pagar as dívidas a um usurário. E a verdade é que no próprio momento em que ficou com uns míseros dólares no bolso não deixou de festejar o momento… 
Curiosamente, depois de ter enfrentado esta desdita, outro facto veio enegrecer os seus dias: o usurário apareceu morto com uma faca espetada no coração e algumas vozes apontaram-no como tendo cometido tão ignóbil crime. É verdade que conseguiu defender-se, é verdade que foi inocentado, mas crimes iguais começaram a perseguir os habitantes da cidade. 
Quem seria o assassino? Uma surpresa estava reservada ao nosso folgazão que lhe transmitiu uma compreensível tristeza.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

NOD154. Assassinos de mãos limpas

Big Cyril era um pistoleiro dos duros, dos desapiedados. Mas, um dia, a doença não teve piedade dele e transformou-o num farrapo humano consumido pela bebida e desejoso de desaparecer com uma bebedeira das antigas. 
É nesse contexto que foi abordado por um conjunto de indivíduos que lhe propuseram que, em troca da bebedeira final, ele abatesse os homens da Lei que moviam obstáculos aos seus negócios. 
Big aceitou o negócio, mas o contato com uma jovem profissional de «saloon» acabou por fazer vir ao de cima a honra que, apesar do seu estado debilitado, ainda animava o seu ser.

sábado, 11 de novembro de 2023

NOD153. O fugitivo

A mítica Coleção Bisonte iniciou-se com uma novela de Peter Doom que nos retrata os esforços que um fugitivo fez para mudar a sua imagem perante uma jovem que o julgava um pistoleiro o que a levava a desprezá-lo. 
O cenário da novela são os campos de mineiros que se dedicavam à pesquisa de ouro, campos que faziam nascer novas cidades, novos negócios e também crimes para alguns se apoderarem do produto do trabalho dos outros. 
Jesse Price, o tal fugitivo, foi um dos acusados dos assaltos a indefesos mineiros, mas acabou por demonstrar a sua inocência no momento em que salvou a bela Florence das garras dos verdadeiros criminosos. E o desenlace final já se calcula qual foi…
Curiosidade: penso que se trata do único número da Bisonte em Portugal com ilustrações.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

NOD152. O Póker da Morte

No seu número 28, a Coleção Califórnia traz-nos «Poker da Morte», um texto de Peter Debry. 
Esta é uma novela de amores e desamores enquadrada pelo grave conflito social entre granjeiros, amantes de cultivar terras em pequena propriedade vedada por arame farpado, e rancheiros que defendiam a grande propriedade para levarem as cabeças de gado para prados verdejantes e terem água em abundância. 
Regressado do trabalho nas minas durante dois anos, depois de ter morto um homem em legítima defesa em Cliff Town, Brod Nolan, bem conhecido como desordeiro, vê-se desprezado pelo irmão e integrado na lista negra de «intrusos», designação pela qual eram considerados os granjeiros que pretendiam estabelecer-se em territórios cedidos pelo Governo. 
Um golpe de sorte num jogo de morte permitiu que conseguisse dinheiro para adquirir algumas terras em disputa e isso acabou por o opor ainda mais a um dos rancheiros mais poderosos que não permitia o estabelecimento de qualquer exploração na sua vizinhança. 
A relação de Nolan com as mulheres também era de molde a despertar a ira dos irascíveis rancheiros de Cliff Town. Primeiro foi a mulher do irmão, antes sua namorada, que o assediou dando origem a falatórios na cidade que acabaram por conduzir o familiar à morte. 
Depois, a própria viúva do homem que tinha morto, agora prometida do poderoso Ron Miller, grande proprietário, acabou por ter um papel decisivo em momentos em que a sua vida esteve por um fio. 
A tenacidade de Nolan acabou por desmascarar os que em Cliff Town se julgavam reis e senhores e uma nova era abriu-se para a cidade e para os que até então eram considerados intrusos.

sábado, 1 de abril de 2023

NOD151. Pistoleiro famoso


Esta novela traz-nos um conjunto de personagens muito interessante: o pistoleiro famoso conhecido em toda a parte com os mais diversos nomes; a bela Maria que não teve encanto suficiente para reter o homem que a excitava; o frade que enveredou pela religião depois de ter sido um perigoso pistoleiro; um bandido sem escrúpulos que não hesitou em matar um cego porque este cantava uma canção que não lhe agradava…

Resta dizer que, após esse assassinato, o famoso pistoleiro decidiu dar cabo do bandido e seus acólitos que perturbavam o descanso da população de Barreal, uma povoação no México onde ele se sentia feliz. E assim, ajudado pelo mexicano Porfírio Lopez, Colorado Silver, também conhecido por Gringo Sonora, iniciou uma cruzada contra o famigerado Carbajal, um ser abjecto sujeito às mais incríveis humilhações durante a infância.

Pela mão de M. Saavdrovitch, vamos tomando conhecimento do perfil psicológico de cada um dos intervenientes e, apesar de, de um ponto de vista literário, a novela não surpreender, pode dizer-se que toda a sua trama é bastante engraçada e digna de ser lida. Por isso, a vamos publicar ao longo dos próximos dias…

Na Coleção Pólvora, foi publicado um livro deste mesmo autor com o título "Colorado Silver". Impõe-se, portanto, uma investigação no baú do Lobo Sentado. E, se o que suspeitamos for verdade, comparar as edições e inventariar alterações...

Este volume da Coleção 6 Balas informa ainda acerca do próximo número e traz mais um cromo da coleção Cleópatra.


 
Eis a estrutura da obra:

Mais livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...