Novelas do Oeste Distante

Novelas do Oeste Distante

domingo, 1 de maio de 2016

Numa homenagem a ilustradores e autores portugueses eis Contos do Oeste no Novelas

Há dias, um comentário de Carlos Rico chamava-me a atenção para a necessidade de ter na blogosfera algo que recordasse alguns dos ilustradores portugueses que acompanharam revistas e novelas. Dizia ele:
 
O "Passagens" veio preencher um espaço que estava vazio, tratando do estudo, podemos assim chamar-lhe, da novela "western", um tema que preencheu uma boa parte dos meus tempos livres, quando era mais novo, já lá vão uns bons trinta anos - velhos tempos...
São dois os motivos que me levam a escrever-lhe.
O primeiro é este: não está a pensar criar posts sobre revistas como "Cowboy" e "Seis Balas"? Sei que se tratam de revistas com características diferentes das que até agora tem falado, com texto muito mais compactado, mas digo isto porque, se estiver a pensar um dia em falar desses dois títulos, sugeria-lhe, desde já, que publicasse o texto junto com as ilustrações (normalmente seis) que cada revista trazia no miolo. É que tivemos grandes ilustradores a fazerem esse trabalho nessas e outras publicações do género (como Jobat, Carlos Alberto Santos, Vítor Péon ou Baptista Mendes) que mereciam ser reconhecidos pelo seu talento, ainda por cima sendo esse trabalho uma mais valia para essas publicações que, maioritariamente, vinham com textos e capas de origem espanhola. As ilustrações acabavam, assim, por ser um contributo inédito que os nossos artistas davam àquelas novelas ou contos.
 
Como o "Passagens" está agendado até Agosto e o "Novelas" está um pouco vazio, resolvi, num espírito de homenagear esses autores, fazer uma pequena modificação no conteúdo deste blog e trazer os Contos do Oeste para aqui. Alguns, publicado no "Passagens", transitarão no futuro.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...