Novelas do Oeste Distante

Novelas do Oeste Distante

domingo, 1 de maio de 2016

CNT001. "Jumper", o baio


Em 1 de Março de 1972, o Jornal do Cuto iniciou a publicação de um conjunto de contos ilustrados que designou por «Série de Ouro». O primeiro desses contos, publicado no fascículo número 35, foi elaborado por Raul Correia e teve ilustrações de M. Gustavo (um pseudónimo de Carlos Alberto Santos).
Aqui deixamos a imagem da publicação tal como ela ocorreu e o texto da mesma.



Um silêncio absoluto substituíra subitamente a animação ruidosa do bar. Junto ao balcão, um "cow-boy" que levava à boca um copo de cerveja, parara de copo no ar, e fitava, como os outros, a mesa onde um grupo de homens jogava.
E no silêncio, a voz de Bob Perkins ergueu-se de novo, martelando nitidamente as sílabas:
— Vocês são dois imundos batoteiros! As cartas estão marcadas!
San Long voltou lentamente a cabeça para olhar o irmão. Billy Long, "O Vesgo", fitava o "cow-boy” e a sua face lívida, que uma longa cicatriz cortava de alto a baixo, estava contraída numa expressão de furor selvagem.
E de repente estalou a tempestade. Billy e Sam ergueram-se de um salto, derrubando as cadeiras e fazendo estremecer violentamente a mesa. As mãos de ambos moveram-se rapidamente em direção às armas que lhes pendiam dos cintos. Mas a voz calma e nítida de Bob Perkins fê-los parar:
— Quietos I Deste jogo sei eu mais que vocês!
E o "cow-boy", que não se levantara sequer da cadeira, apontava-lhes um par de "Colts" que empunhara num movimento tão rápido como um relâmpago.
Bob, conquanto menos corpulento que os seus dois antagonistas, era alto e forte. Tinha um rosto franco e alegre, mas singularmente enérgico. Manteve os dois irmãos em respeito durante alguns momentos. Depois ergueu-se também e deu lentamente a volta à mesa, aproximando-se deles.
Então guardou uma das armas e, com a mão livre, arrancou-lhes os revólveres que atirou para o chão. Depois guardou a outra arma no cinto que tirou e pôs sobre a mesa.
Em redor, os outros "cow-boys" olhavam, interessados em não perder o menor gesto da cena que se preparava.
— Então? Vocês só são valentes quando podem ser os primeiros a disparar?
Sam Long rugiu e pulou para a frente. Mas Bob desviou-se num movimento rápido e o seu punho direito descreveu um círculo curto e bateu com um estalido seco no queixo do adversário que caiu como uma massa. Então Billy, "O Vesgo", correu para a mesa onde estavam as armas. Um pontapé Violento no estomago fê-lo dobrar-se.
Bob saltou, como um tigre sobre a presa, e os seus punhos martelaram furiosa-m ente a cara do adversário. Quando se afastou, Billy Long escorregou ao longo da mesa e caiu de bruços.
O "cow-boy" então recuou alguns passos e afivelou de novo o cinturão. Olhou alternadamente os dois adversários estendidos. Os seus olhos brilhavam.
— Digam a esses dois cobardes que não voltem a aparecer-me. Mas se quiserem outra lição, eu estou sempre no rancho de Riverside.
Encaminhou-se para a porta. Um velho fazendeiro bateu-lhe no ombro.
— Cuidado, rapaz. Esses homens são perigosos e hão-se pregar-te partida.
Bob olhou o velho e estendeu--lhe a mão, sorridente:
— Boa noite, Mr. Cardby. Obrigado pelo aviso.
O velho Cardby sorriu bondosamente e disse ainda:
— Não o esqueças. Sei de alguém que não gastava que te acontecesse mal.
A estas palavras o jovem “cow-boy" acentuou mais o seu sorriso e saiu. Quando já fora montava a cavalo, tinha esquecido completamente os irmãos Long. O rosto de Ruth Cardby era bem mais interessante de recordar...
Bob Perkins, na manhã seguinte, assistia à contagem das cabeças de gado que os "cow-boys" depois conduziriam às pastagens. Era essa a hora a que, habitualmente, Ruth Cardby aparecia no "rancho". Mas nessa manhã o tempo passava sem que o vulto gracioso da jovem surgisse no horizonte. Em vão Bob percorria ansiosamente com o olhar a campina que terminava junto às montanhas, entre as quais se erguia, no seu tom esverdeado, o perfil imponente do Monte Calvo.
E de súbito, do lado da montanha, o "cow-boy" avistou uma nuvem de pó que- se aproximava velozmente. Alegre e impaciente impeliu o seu cavalo baio para a frente. Mas, à Medida que encurtava a distância. Bob distinguia melhor o vulto que se aproximava. Abrandou o galope. E de repente estacou, com uma exclamação abafada.
Era o cavalo de Ruth, mas só o cavalo. A jovem tinha decerto caído. A não ser que...
Bob soltou um assobio agudo e breve. O baio partiu como uma flecha. Por instinto, o "cow-boy" tomara a direção do Monte Calvo, embora não fosse esse o caminho habitual de Ruth. Impelia o cavalo num galope vertiginoso que não diminuiu nem mesmo quando atingiu os primeiros contrafortes da montanha. "Jumper", o baio, parecia possuído da mesma ansiedade do seu dono. As suas patas mal tocavam o chão pedregoso e as pernas delgadas e musculosas moviam-se num ritmo cada vez mais apressado.
E subitamente um grito agudo cortou o ar calmo da manhã, à direita do "cow-boy".
Um brusco golpe de rédeas obrigou o baio a subir um íngreme barranco. E então Bob avistou Ruth, amarrada a um pinheiro decepado, ao meio de um caminho em declive. E, do alto do caminho, rolava em velocidade sempre crescente um enorme pedaço de rocha.
De novo o assobio agudo se ouviu. "Jumper" deu um pulo elástico enorme. A corrida entre o cavalo e o rochedo tinha por prémio a vida ou a morte de Ruth. Mas o cavalo ganhava terreno, num furioso galope. E a mão de Bob, com uma força decuplicado pelo desespero, impeliu a rocha, desviando-a do caminho. Quando ela passou, a poucos centímetros da jovem amarrada e se despenhou pela montanha, Bob, que moderara a velocidade do cavalo, deu uma súbita meia volta.
É que no alto do caminho tinha visto dois vultos conhecidos!
De novo o cavalo galopou. E quando atingiu o ponto mais alto do declive, Bob viu dois homens que fugiam, correndo.
Empunhou o "Colt". Mas não chegou a disparar. Um dos homens tropeçara e caíra. O outro, que seguia, caiu sobre ele. E ambos rolaram do alto do Monte Calvo, de rocha em rocha, de queda em queda, até ficarem em baixo, no vale, estendidos e imóveis como farrapos.
Os irmãos Long tinham terminado as suas proezas...
Os dois jovens regressaram ao rancho; a pé, devagar. Entre eles, quase tocando o ombro de Ruth, " Jumper", o baio, estendia a cabeça inteligentemente...
FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...