quinta-feira, 31 de outubro de 2024

NOD171. Ódio desmesurado



Um texto do sr. Carrados desperta-me sempre alguma curiosidade dada a sua particularidade de fazer intervir na novela um indivíduo mais ou menos marginal com papel fulcral em determinado momento. 
Desta vez, "esse", apesar de começar com uma monumental zaragata, não é a personagem central da história. Pelo contrário, surge-nos como um indivíduo dominado e receoso da mãe que nem conseguia assumir a paixão por uma miúda filha de uma família rival. 
O que lhe valeu foi a mãe se envolver apaixonadamente com o "herói" o qual acabou por a convencer a dar um pouco de liberdade ao rapaz... e este transformou-se completamente. 
De resto a história conta-nos as malvadezas de um rancheiro que acabou por ser denunciado e pretendia apoderar-se de uma propriedade vizinha, tendo-se inclusivamente dado ao trabalho de matar o anterior proprietário e atentar contra o legítimo herdeiro. 
Depois, termina de uma forma amplamente pacífica. 
Cabe dizer que este texto foi descarregado da Net julgo que a partir do blog Livros de Cow-boys onde agora só se encontra uma capa. Agradecemos ao seu responsável a disponibilização que nos facultou a outras obras.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

NOD170. A Hora de Morrer


Jas Conlay e Bob Dean regressaram à sua terra, Sakersfield, carregados de ouro e com ideias para começar uma nova vida e humilhar os que antes não tinham tido uma ação correta com eles.
Bob queria recuperar a sua noiva, Doris, e mostrar-lhe que era um homem capaz de construir uma vida digna que ela poderia partilhar. Jas estava mais preocupado em limpar as calúnias de que tinha sido alvo.
Mas as coisas nunca são tão lineares como pensamos e Bob, no encontro com a noiva, acaba por ser atacado a tiro pelo sanguinário Merrick, apaixonado por Doris. Começa aqui a história do generoso Farros que acabou por dar a sua vida pela salvação do jovem Bob incansavelmente procurado por Jas.
Eis uma boa história do sr. Ryman, um autor subavaliado, praticamente esquecido...

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

NOD169. Caminhada Sangrenta




No número 10 da Coleção Bisonte, acompanhamos o percurso de um jovem que, nascido no Este, depois de um combate de box no qual o seu rival perdeu a vida, fugiu para Oeste num momento em que a febre do ouro dominava as mentalidades. E a sua caminhada, acompanhada aqui e ali, por pessoas generosas, não deixou de ser sangrenta. 
Na capa, encontramos um dos momentos em que se materializou a sua fuga, aqui tentando escapar a um grupo de bandidos capazes dos piores crimes para levarem a cabo a atividade de roubo de gado. Eles perseguiram-no, lançando fogo à floresta onde se refugiara para que lhes caísse nas mãos. Mas estava escrito quo não conseguiriam os seus intentos. 
Claro que a novela é adocicada por uma jovem bonita que acabou por se encantar com o rapaz e lhe garantiu a felicidade depois da eliminação de tão cruéis personagens…

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

NOD168. O destino de um jogador



Ainda criança, Belinda foi com o seu tio Ned até à cidade de Westport procurando ambos atuar como saltimbancos para ganharem o sustento, mas um energúmeno matou o seu protetor e Belinda achou-se numa situação desesperada.
Palmer Leroy, um jogador elegante e de fino trato, ajudou a jovem a voltar à casa da família, em Nova Orleãs, dando-lhe algum dinheiro para o regresso. 
Os dois voltaram a encontrar-se em Virgínia City sem que ele a reconhecesse quando, após a Guerra Civil americana e as suas vicissitudes, ele era dono de um bar na qual ela, já famosa pela sua beleza e pelos seus dotes vocais, encontrou um contrato para atuar.
Leroy era então um homem que transportava consigo a mancha de, após ter servido o Sul, se ter envolvido em guerrilhas e o seu estatuto na cidade acabou por ser posto em causa por alguém que o reconheceu.
Mas o apoio de Belinda acabou por o fazer adotar um comportamento correto e encontrar um destino que em determinado momento parecia o de um homem perdido.

COL024.01 O jogador do rio

COL024.02 Um homem violento desespera a jovem cantora

COL024.03 Um homem importante

COL024.04 Um novo astro na cidade

COL024.05 O homem mais temido da cidade

COL024.06 O golpe decisivo

COL024.07 Comoção em Virgínia City / A chegada da ...

COL024.08 Novo encontro

COL024.09 Conversas

COL024.10 Os cavaleiros da noite

COL024.11 Os expoliadores

COL024.12 As defesas duma cidade

COL024.13 Novas propostas

COL024.14 Uma vida interrompida / Uma jovem incita...

COL024.15 Fogo em Virgínia City


sexta-feira, 18 de outubro de 2024

NOD167. Dívida de ódio



Nesta novela assinada por Fidel Prado, voltamos à velha luta entre vaqueiros e ovelheiros concretizada por dois homens muito teimosos embora honestos. Um deles, no entanto, teve o azar de ser secundado por um capataz menos recomendável que não hesitou em o abater para acusar o rival e traçar uma caminhada para se apoderar do seu rancho. 
Acontece que o rancheiro era pai de uma menina que conhecia bem o ovelheiro com quem convivia apesar do seu terrível cheiro a bedum. Para os afastar, o rancheiro mandou-a estudar para longe e para ela foi uma terrível surpresa receber uma carta do capataz a anunciar-lhe a morte do pai e a acusar o ovelheiro de tão vil acto. 
Que irá passar-se? Será que o nosso ovelheiro vai conseguir manter-se na sua granja ou vai ser escorraçado? Quem triunfará? O ódio alicerçado numa mentira? Ou a velha amizade?

domingo, 13 de outubro de 2024

NOD166. O rancho maldito

E será que no velho e selvagem Oeste também havia fantasmas? A avaliar pelo título desta novela que melhor seria “O rancho amaldiçoado” ou “O rancho assombrado”, a resposta deveria ser positiva. Assim não o entendeu a personagem principal, um sobrinho do defunto dono do rancho que, por essa razão, o herdou e que, desde logo, suspeitou que havia qualquer marosca para alimentar os receios de quem se aproximava. 
Acabou por compreender que o rancho era afinal o covil de uma quadrilha que atuava na região que fazia dali o seu quartel general afastando os papalvos através do receio que espalhava. 
Bom… esta novela tem tudo… ou quase tudo: fantasmas, lutas intermináveis, um velho demente, bandidos disfarçados de ricos rancheiros, um xerife cobarde e cúmplice dos bandidos por inércia, uma linda menina, o herói atirado para o abismo amarrado de pés e mãos salvo miraculosamente pelos ramos de uma árvore, vaqueiros valorosos e ultra fiéis e a menina, a tal menina, que até salvou o herói. 
O narrador é Raf Segrram que já conhecemos de longa data e que mantém um estilo humanista. A tradução, essa sim, é lamentável dizendo por vezes o contrário daquilo que se adivinha que quer dizer e originando frases sem sentido.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

NOD165. Emboscada




Terminada a guerra da Secessão, alguns combatentes do exército sulista entregaram-se a atividades criminosas, provocando desmandos, assaltando, assassinando, fingindo... Um deles chegou a xerife numa cidade fronteiriça. 
Foi aí que, um dia, chegou alguém que o tinha liderado como militar e, depois de ter sido sujeito a uma emboscada, acabou por fazer a lei triunfar e arranjar uma companheira para o futuro…

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

NOD164. O caçador

 

Dennis Clay era um rapaz ingénuo que vivia numa granja no meio da natureza onde se sentia feliz e livre como o vento. Caçava e cultivava os seus produtos e de quando em quando ia à povoação mais próxima para vender alguns e reabastecer-se.

Numa das suas deslocações a River Falls, divertiu as raparigas da povoação pedindo-as em casamento. Todas se riram… mas uma delas levou o seu pedido a sério e saiu-lhe ao caminho pronta a acompanhá-lo. Eveline abandonou a casa dos pais pronta a enfrentar uma nova vida junto ao caçador.

Mas houve alguém que não gostou da sua ação…

sábado, 5 de outubro de 2024

NOD163. Seu anjo de guarda



Amigo, imagine que tem alguém que surge para o proteger em momentos difíceis, mantendo, no entanto, a sua identidade desconhecida.
É vulgar em Murphy a personagem central de uma novela não actuar sózinha. Geralmente, socorre-se de um irmão, de um ou vários agentes da lei, mostrando quão pequenino é o homem neste mundo tão difícil. Mas, nesta novela, só no final vem a descobrir o autor da preciosa ajuda, nada mais nada menos uma pessoa a quem tinha salvo a vida numa situação difícil para ela. É caso para dizer: "os anjos bons acabam por se encontrar".
A capa, um pouco desfigurada, pirosa, de autor desconhecido, reflecte um pormenor da novela, mas podia adaptar-se a qualquer outra do Oeste.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

NOD162. A dama do puma


 
 
Que formosa era aquela mulher!...
... e deslocava-se acompanhada de um puma...
Mas as coisas começaram a correr-lhe mal. Dona de razoável fortuna, quis adquirir os ranchos dos seus vizinhos. Estes recusaram e, inesperadamente, ... começaram a aparecer mortos, dilacerados como se uma fera os tivesse atacado...
Afirmou a sua inocência, mas a sua argumentação parecia ineficaz para convencer a cidade. Até que aquele homem chegou...
Eis mais uma novela de Joe Mogar, toda ela envolvida em mistério e marcada pelo encanto daquela mulher.
A capa, de A. Bernal, mostra um momento em que o puma, feroz, salta sobre um malfeitor que tentou alvejar a sua formosa protegida.

Mais livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...