sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

NOD184. Duplo Jogo


Procurava-se construir um troço de caminho de ferro para transporte de petróleo extraído na região. Tal permitiria a redução nos custos de transporte e consecutivamente mais ganhos para as petrolíferas. 
No entanto, os antigos transportadores sentiram o seu negócio ir por água abaixo. E os conluios com indivíduos ligados aos construtores depressa floresceram abrindo assim oportunidade para um “Jogo Duplo”. 
Alf Regaldie nunca foi um autor que me tivesse entusiasmado muito. No entanto, este livro até tem um início engraçado com uma “jovem de pelo na venta” e o facto de não dispor de qualquer exemplar do mesmo e ter de recorrer a uma digitalização alheia trouxe um desafio interessante, pois decidi materializá-lo para o juntar ao baú de velharias.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

NOD183. E a vingança chegou...



Nesta obra, plena de emoção e sentimentalismo, Rogers Kirby descreve-nos o modo como Will Tobey vingou a morte dos pais às mãos de um facínora que se estabeleceu em Tubac, uma povoação que subjugava e onde tinha as autoridades nas mãos. 
Múltiplos aspetos retratam os sentimentos que dominaram os diversos intervenientes: a paixão da filha do bandido pelo herói, acabando por morrer quando um lacaio do pai o alvejava; o ciúme do noivo da irmã de Tobey num momento em que não conhecia a relação de parentesco nem as suas motivações e que quase o levou a deixá-lo à mercê do bandido… 
Como sempre a personagem central de Kirby era o que disparava mais rápido, o melhor com os punhos e o cavaleiro mais habilidoso. Apesar disso, por vezes caia em armadilhas e precisava de alguém que o ajudasse a safar-se o que lhe dava um toque de realismo. 
Este foi o número 15 da Coleção Bisonte que aqui fica para desfrutarem…

domingo, 8 de dezembro de 2024

NOD182. Eu aposto pelo novato!

(Coleção Bisonte, nº 38) 

Garanto que li este "Eu aposto pelo novato!» 
Mas passado algum tempo sobre a sua preparação para publicação (digitalização --> OCR --> composição), não consigo lembrar-me de qualquer nota digna de relevo. 
Não que o livro seja mau, mas a verdade é que em nada impressionou esta história que mais uma vez parece tratar do problema do regressado que passou uns tempos no Leste... 
Aqui fica. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

NOD181. Rio San Juan




Bradley aborda o tema da chegada de colonos ao Novo México e as lutas pela posse da terra daí decorrentes.
A violência, vulgar nestas novelas, foi substituída por uma resolução através de uma corrida de cavalos a que se juntou a trama associada às tentativas dos “maus” para ganhar de maneira suja. Mas o herói tudo descobriu e desmontou tendo como prémio a menina mais bela do povoado ainda por cima filha do rancheiro mais poderoso e a quem um dia convidou para dançar...

Bess aproximou-se sorrindo e estendendo a mão a Dave.

- Que prazer vê-lo por cá, Dave! Vai passar uma noite agradável, verá...
- Eu não podia recusar um convite feito pela jovem mais bonita da região.
- É muito amável, Dave.
Vestia um traje azul, muito ajustado ao corpo, que lhe ia muito bem ao rosto. Dava-lhe um ar distinto e diferente, de tal maneira que Dave se sentiu profundamente perturbado ao vê-la junto de si. O violinista começou a executar uma dança bonita e divertida e logo alguns dos vaqueiros se prepararam para bailar.
-O baile vai começar – disse Bess.
-Posso ter a honra de a convidar para este número? – perguntou Dave.
- Certamente que sim… somos os dois mais jovens dos dois únicos ranchos que há no vale.
Dave enlaçou-a, arrastando-a ao compasso da música e em breve teve ocasião de verificar que Bess era, de facto, uma boa dançarina. E quando um dos seus caracóis perfumados lhe roçou pelas faces, Dave sentiu correr-lhe mais apressado o sangue nas veias e o coração palpitou mais fortemente


Um dos méritos da novela é a quase ausência de tiros só presente perto do final para acabar com o mau perder dos desonestos.
No entanto, ao contrário da ideia que fazíamos do autor, as personagens aparecem-nos caracterizadas de uma forma um tanto descuidada, parecendo por vezes o “herói” ser dotado de poderes que ninguém lhe reconhecia pela descrição precedente. Seria um Bradley ainda imaturo a escrever a novela? (tanto nos agradou em posteriores...!).
A capa, de Bosch Penalva, é uma abordagem perfeita do momento da decisão. Ela apresenta um instantâneo da corrida, sendo facilmente reconhecível o esforço da jovem amazona quase a vencer em momento anterior ao jogo sujo do adversário.


E agora é altura de ler RIO SAN JUAN 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

NOD180. Mas que «cow-boy»!


De início não era mais que uma nuvem de poeira ao longe. Uma pequena nuvem que ia crescendo, impelida pelo ar daquela manhã primaveril. Depois, foi aumentando, convertendo-se numa confusa poeirada até que, por fim, se desenhou a figura de um cavaleiro que avançava a trote. 
O sol começava a despedir os seus raios sobre a terra branda e os malmequeres destacavam-se na imensa planície como uma bênção, com as suas brancas flores amontoadas. 

Assim começa esta novela que nos traz a história de um cow-boy que se viu obrigado a fugir da terra natal depois de ter morto um homem em duelo leal e que amiúde ali voltava sem alguém se aperceber. Num desses regressos encontrou um velho amigo às portas da morte acompanhado da sua netinha a qual ainda não tinha uma dezena de anos. 
Procurou quem cuidasse da criança e, apesar de não ser rico, sempre enviou dinheiro para ajudar a suportar o seu sustento e educação. Enquanto isso este livro revela-nos várias passagens da sua vida em que veio ao de cima a sua extrema vontade de ajudar os outros mesmo nos assuntos mais perigosos. Tal fez com que alguém bradasse de emoção: «Mas que cowboy!» 
Um dia pôde regressar à terra natal e a surpresa foi grande ao deparar com aquela que tinha ajudado a criar. 
O autor, Peter Doom, tem uma escrita agradável de ler embora não consiga cortar a ideia de que o livro é constituído pela soma de várias aventuras sem relação entre si. Tem o mérito de não se perder em pelejas infernais. Aqui o deixamos para vossa apreciação

Ler mais »

domingo, 24 de novembro de 2024

NOD179. «Cholla» Jim




«Cholla» Jim é um mestiço, filho duma dama mexicana e de um ganadeiro norte-americano. Criado por franciscanos de São Xavier del Bac, tinha dezassete anos quando uns bandidos atacaram e maltrataram um dos missionários para o roubar. Foi atrás da sua pista, encontrou-os numa taberna de Tucson e matou um e feriu outro, só com a navalha.
Não regressou à missão e dizia-se que era um cavaleiro endiabrado tendo matado mais de vinte homens, percorrendo a triste senda dos pistoleiros.
Esta novela vai encontrá-lo a caminho de Jerome num encontro com a deliciosa família dos Baxter. Jim vai trabalhar no «saloon» de um amigo naquela cidade que fervilhava devido à febre dos metais preciosos e aumentava de população e problemas de dia para dia. Na realidade, não lhe agradava aquela vida. No entanto, um homem nem sempre pode escolher os seus caminhos… e vinte e quatro mossas no seu revólver eram mais que suficientes para atirar para um caminho definido com um claro final.
Não era um homem feliz. Nunca o tinha sido. Quando alguém é encontrado, criança apenas de um ano de idade, no meio de um campo abrasado pelo sol de Julho, ao lado de dois cadáveres, homem e mulher, sem documentos que revelem a sua identidade; quando alguém se cria sem saber quem é nem donde vem, sem um nome que lhe pertença, sem carícias de mãe… não se pode ser como os outros.
Quis o destino que os Baxter estivessem no caminho de «Cholla». A simpática receção que lhe fizeram tocou-o e, a partir desse momento, tornou-se visceral inimigo de um cacique que pretendia abusar de todos os rancheiros da região.
Passagens:



Se gostaram das passagens podem agora ler o livro: 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

NOD178. O ás de espadas

Sempre pensara ser filho daquele homem que o educara e lhe ensinara todos os segredos com as armas e, de repente, aquela revelação mudou toda a sua vida. 

"Caímos sobre o rancho de surpresa. Não ficou ninguém vivo. Eu fiquei para trás vigiando. Não convinha deixar qualquer testemunha. Retirava-me por fim quando ouvi o choro de uma criança. Aproximei-me para... Agarrei-o pensando deixá-lo em qualquer parte. Essa criança eras tu... Julgaram endoidecer quando me viram contigo. Discutimos, mas chegámos a acordo... Aquela foi a nossa última aventura. Separámo-nos quando vendemos o gado roubado. Eu fiquei contigo... Os teus pais morreram. Vi-os ambos juntos, caídos no chão e cobertos de sangue. Teu pai jogava as cartas e ficou com um ás de espadas na mão...". 

A partir daquele momento abandonou tudo o que pertencera àquele bandido que o criara e os velhos companheiros deste foram aparecendo mortos com um ás de espadas sobre o corpo. A sua fama ultrapassou todas as fronteiras... e um dia voltou à terra natal onde, com surpresa, reencontrou as suas raízes e algo mais... 
Eis um livro de Joe Mogar, autor com 52 obras registadas em Portugal, um dos autores que mais apreciava. 
A capa, assinada por um Francisco Savi, mostra um homem abatido e uma jovem perante aquele que ficou conhecido como o "Ás Negro".

terça-feira, 19 de novembro de 2024

NOD177. Sete contra um!



El Paso era um antro curioso. Uma das suas ruas estava aberta aos piores quadrilheiros e zaragateiros e era explorada por um conjunto de indivíduos sem escrúpulos. As outras, onde estes viviam com a população que se acobardava, era vedada àqueles quando se vinham divertir e deixar o dinheiro que sustentava os negócios. 
Os negociantes e financeiros estavam descontentes com o homem da lei que, entretanto, tinha transformado a cidade numa terra sem alma, ameaçando o desenrolar dos negócios. E trataram de procurar uma alternativa para ele. Mas, mais uma vez, escolheram mal e, apesar de conseguirem assassinar o xerife que tão bem servia a cidade, acabaram por ser desmascarados graças à ação daquele que, num primeiro momento, pensaram que o poderia substituir. É que, ele, quase sozinho, numa proporção de "sete contra um" investiu contra eles.
Esta é a primeira contribuição de Cesar Torre para a Coleção Cow-boy e nada tem de inferior em relação à dos outros autores já apresentados.

domingo, 17 de novembro de 2024

NOD176. Injusta Acusação

Aqui fica mais um livrinho do incontornável Raf G. Smith, um autor que cultiva a fanfarronice policiária no ambiente do Far-West. Desta vez, nem se preocupa por pôr uma jovem a chicotear o seu apaixonado. Vejam só: 

Partiram meia hora depois. 
Não foi pequena a surpresa de Mike e Oliver ao encontrarem no local os filhos e a viúva do rancheiro... 
Já tinham o cadáver numa padiola e dispunham-se a levá-lo quando interveio o xerife.
- Vejo que pisaram os arredores apagando todos os possíveis rastos. Algum de vocês está empenhado em que não descubramos o assassino? 
A senhora Doren, a viúva, continuava a chorar em silêncio. Betty e Russel cravaram o olhar em Mike. 
- Não sabem quanto o lamento – disse este. – Ao descobrirmos, eu e Oliver, o corpo, fomos ao rancho para lhes comunicarmos a triste notícia, mas quase nos receberam a tiro. Já devem saber o que aconteceu depois. 
- Como também sei – respondeu Betty – que o papá te ameaçou ontem e que ordenou a anulação do nosso noivado; tu, como vingança, mataste-o cobardemente pelas costas. 
- Betty! Que tolice estás a dizer? – perguntou Mike, horrorizado. – Enlouqueceste? Quem te meteu essa ideia na cabeça? Como… 
Mike levou a mão à cara, onde acabava de estalar o chicote que sua noiva tinha na mão. 
- Canalha! Patife! Matem-no, rapazes! É um assassino…

Pois este fabuloso texto (e muito mais) pode ser encontrado no número 4 da Coleção Cow-boy que encontram já de seguida.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

NOD175. Encontro em Montana


O homem da cicatriz refugiou-se em Montana, um dos poucos lugares onde não tinha a cabeça a prémio, depois de ter cometido assaltos, violações e assassinatos. 
Muitos dos familiares das suas vítimas pouco puderam fazer para reclamar justiça. 
Até que, um dia, um homem chegou a Montana. 
Os pais de Ted Williams tinham sido assassinados num assalto ao seu magnífico rancho. Ted, ainda criança, salvara-se graças à ajuda do velho Frank que assumiu a sua educação. Nunca esqueceu aquelas horas de horror e a missão do seu protetor, um antigo pistoleiro, evoluiu para o treinar para o momento em que encontraria o homem da cicatriz. 
E aconteceu o “Encontro em Montana”…

domingo, 10 de novembro de 2024

NOD174. Mulheres do Sul



Este pequeno livro da Coleção Cow-boy parece querer ser uma singela homenagem de Silver Kane às mulheres do Sul no rescaldo da guerra civil americana. 
Neste caso tratava-se de conseguir o resgate do pai de uma jovem que, depois de exercer atividade de espionagem no Norte, estava sujeito a ser fuzilado. Irina, assim se chamava a desesperada sulista, usou todos os artifícios, inclusivamente o casamento com um condenado à morte, para definir um caminho para a libertação do pai, acabando por cair na armadilha de dois aldrabões com quem combinou a entrega de joias em troco da pessoa querida. Conseguiria chegar a bom porto? 
Este livro tem alguns momentos bastante emocionantes, mas peca, mais uma vez, por ser uma versão resumida e amputada do original que não conhecemos. Os cortes notam-se e fazem com que a sequência do texto nos surja cheia de quebras com situações e personagens de todo inesperadas. Cria, apesar de tudo, o desejo de ter acesso à obra completa.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

NOD173. Paragem em Cheyenne


Quando Peggy e Wendell Russel regressavam da sua viagem de núpcias e o comboio parou na estação de Cheyenne, ele disse que ia cumprimentar um amigo e saiu do comboio. Ela viu-o a falar com outro homem e entrar num bar, mas, para sua admiração, o comboio partiu sem ele entrar no mesmo.
Na estação seguinte, Laramie, sem dinheiro, Peggy saiu e roubou um cavalo para regressar a Cheyenne. Um jovem bem posto seguiu-a e ajudou-a a arranjar guarida naquela cidade.
Peggy viu-se então metida em monumental confusão em que o seu marido parecia fazer parte de uma quadrilha acabando por ser morto aparentemente enquanto participava na libertação do facínora Red Shoshone, um indivíduo com muitos sósias e «em cujo corpo pequeno se abrigava o maior banditismo».
O companheiro de Peggy ajudou-a a decifrar esta incrível situação e, no final, a bela viúva veio a reencontrar a felicidade.
Este é um livro do Oeste diferente do habitual, com uma entrada bastante interessante mas que se vai vulgarizando à medida que a ação decorre. César Torre mostra uma boa capacidade de para engendrar uma trama interessante, mas não teve força para manter o interesse até ao fim, perdendo-se o livro em situações algo caricatas.
Mas aqui fica o texto integral...

sábado, 2 de novembro de 2024

NOD172. Dois punhos e um revólver



Quando o pai morreu, Wanda herdou um rancho, algumas reses e uma hipoteca de 20000 dólares a satisfazer num curto prazo. O seu credor era um dos poderosos da terra sempre pronto a aproveitar-se da momentânea fraqueza dos seus vizinhos.
A situação de Wanda agravou-se quando os roubos começaram a afetar as suas terras e quando os seus vaqueiros desmotivaram e deixaram a situação ao Deus dará.
Desesperada, pediu ajuda à tia Carolina, mas a velha senhora respondeu-lhe que a situação também não era boa e não a podia ajudar. Mas, sem ela saber, enviou um vaqueiro, Hugh Hallowan, para se aperceber da situação da sobrinha e, com ele, enviou 30000 dólares.
Hugh fez-se passar por vagabundo quando chegou ao rancho de Wanda no qual pediu trabalho. Em breve, a sua destreza se tornou notória e se apercebeu de que alguém existia entre os vaqueiros que jogava contra a patroa e que havia alguém externo interessado na situação de ruína da jovem. E com dois punhos e um revólver conseguiu trazer de novo a esperança ao rancho de Wanda.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

NOD171. Ódio desmesurado



Um texto do sr. Carrados desperta-me sempre alguma curiosidade dada a sua particularidade de fazer intervir na novela um indivíduo mais ou menos marginal com papel fulcral em determinado momento. 
Desta vez, "esse", apesar de começar com uma monumental zaragata, não é a personagem central da história. Pelo contrário, surge-nos como um indivíduo dominado e receoso da mãe que nem conseguia assumir a paixão por uma miúda filha de uma família rival. 
O que lhe valeu foi a mãe se envolver apaixonadamente com o "herói" o qual acabou por a convencer a dar um pouco de liberdade ao rapaz... e este transformou-se completamente. 
De resto a história conta-nos as malvadezas de um rancheiro que acabou por ser denunciado e pretendia apoderar-se de uma propriedade vizinha, tendo-se inclusivamente dado ao trabalho de matar o anterior proprietário e atentar contra o legítimo herdeiro. 
Depois, termina de uma forma amplamente pacífica. 
Cabe dizer que este texto foi descarregado da Net julgo que a partir do blog Livros de Cow-boys onde agora só se encontra uma capa. Agradecemos ao seu responsável a disponibilização que nos facultou a outras obras.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

NOD170. A Hora de Morrer


Jas Conlay e Bob Dean regressaram à sua terra, Sakersfield, carregados de ouro e com ideias para começar uma nova vida e humilhar os que antes não tinham tido uma ação correta com eles.
Bob queria recuperar a sua noiva, Doris, e mostrar-lhe que era um homem capaz de construir uma vida digna que ela poderia partilhar. Jas estava mais preocupado em limpar as calúnias de que tinha sido alvo.
Mas as coisas nunca são tão lineares como pensamos e Bob, no encontro com a noiva, acaba por ser atacado a tiro pelo sanguinário Merrick, apaixonado por Doris. Começa aqui a história do generoso Farros que acabou por dar a sua vida pela salvação do jovem Bob incansavelmente procurado por Jas.
Eis uma boa história do sr. Ryman, um autor subavaliado, praticamente esquecido...

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

NOD169. Caminhada Sangrenta




No número 10 da Coleção Bisonte, acompanhamos o percurso de um jovem que, nascido no Este, depois de um combate de box no qual o seu rival perdeu a vida, fugiu para Oeste num momento em que a febre do ouro dominava as mentalidades. E a sua caminhada, acompanhada aqui e ali, por pessoas generosas, não deixou de ser sangrenta. 
Na capa, encontramos um dos momentos em que se materializou a sua fuga, aqui tentando escapar a um grupo de bandidos capazes dos piores crimes para levarem a cabo a atividade de roubo de gado. Eles perseguiram-no, lançando fogo à floresta onde se refugiara para que lhes caísse nas mãos. Mas estava escrito quo não conseguiriam os seus intentos. 
Claro que a novela é adocicada por uma jovem bonita que acabou por se encantar com o rapaz e lhe garantiu a felicidade depois da eliminação de tão cruéis personagens…

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

NOD168. O destino de um jogador



Ainda criança, Belinda foi com o seu tio Ned até à cidade de Westport procurando ambos atuar como saltimbancos para ganharem o sustento, mas um energúmeno matou o seu protetor e Belinda achou-se numa situação desesperada.
Palmer Leroy, um jogador elegante e de fino trato, ajudou a jovem a voltar à casa da família, em Nova Orleãs, dando-lhe algum dinheiro para o regresso. 
Os dois voltaram a encontrar-se em Virgínia City sem que ele a reconhecesse quando, após a Guerra Civil americana e as suas vicissitudes, ele era dono de um bar na qual ela, já famosa pela sua beleza e pelos seus dotes vocais, encontrou um contrato para atuar.
Leroy era então um homem que transportava consigo a mancha de, após ter servido o Sul, se ter envolvido em guerrilhas e o seu estatuto na cidade acabou por ser posto em causa por alguém que o reconheceu.
Mas o apoio de Belinda acabou por o fazer adotar um comportamento correto e encontrar um destino que em determinado momento parecia o de um homem perdido.

COL024.01 O jogador do rio

COL024.02 Um homem violento desespera a jovem cantora

COL024.03 Um homem importante

COL024.04 Um novo astro na cidade

COL024.05 O homem mais temido da cidade

COL024.06 O golpe decisivo

COL024.07 Comoção em Virgínia City / A chegada da ...

COL024.08 Novo encontro

COL024.09 Conversas

COL024.10 Os cavaleiros da noite

COL024.11 Os expoliadores

COL024.12 As defesas duma cidade

COL024.13 Novas propostas

COL024.14 Uma vida interrompida / Uma jovem incita...

COL024.15 Fogo em Virgínia City


sexta-feira, 18 de outubro de 2024

NOD167. Dívida de ódio



Nesta novela assinada por Fidel Prado, voltamos à velha luta entre vaqueiros e ovelheiros concretizada por dois homens muito teimosos embora honestos. Um deles, no entanto, teve o azar de ser secundado por um capataz menos recomendável que não hesitou em o abater para acusar o rival e traçar uma caminhada para se apoderar do seu rancho. 
Acontece que o rancheiro era pai de uma menina que conhecia bem o ovelheiro com quem convivia apesar do seu terrível cheiro a bedum. Para os afastar, o rancheiro mandou-a estudar para longe e para ela foi uma terrível surpresa receber uma carta do capataz a anunciar-lhe a morte do pai e a acusar o ovelheiro de tão vil acto. 
Que irá passar-se? Será que o nosso ovelheiro vai conseguir manter-se na sua granja ou vai ser escorraçado? Quem triunfará? O ódio alicerçado numa mentira? Ou a velha amizade?

domingo, 13 de outubro de 2024

NOD166. O rancho maldito

E será que no velho e selvagem Oeste também havia fantasmas? A avaliar pelo título desta novela que melhor seria “O rancho amaldiçoado” ou “O rancho assombrado”, a resposta deveria ser positiva. Assim não o entendeu a personagem principal, um sobrinho do defunto dono do rancho que, por essa razão, o herdou e que, desde logo, suspeitou que havia qualquer marosca para alimentar os receios de quem se aproximava. 
Acabou por compreender que o rancho era afinal o covil de uma quadrilha que atuava na região que fazia dali o seu quartel general afastando os papalvos através do receio que espalhava. 
Bom… esta novela tem tudo… ou quase tudo: fantasmas, lutas intermináveis, um velho demente, bandidos disfarçados de ricos rancheiros, um xerife cobarde e cúmplice dos bandidos por inércia, uma linda menina, o herói atirado para o abismo amarrado de pés e mãos salvo miraculosamente pelos ramos de uma árvore, vaqueiros valorosos e ultra fiéis e a menina, a tal menina, que até salvou o herói. 
O narrador é Raf Segrram que já conhecemos de longa data e que mantém um estilo humanista. A tradução, essa sim, é lamentável dizendo por vezes o contrário daquilo que se adivinha que quer dizer e originando frases sem sentido.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

NOD165. Emboscada




Terminada a guerra da Secessão, alguns combatentes do exército sulista entregaram-se a atividades criminosas, provocando desmandos, assaltando, assassinando, fingindo... Um deles chegou a xerife numa cidade fronteiriça. 
Foi aí que, um dia, chegou alguém que o tinha liderado como militar e, depois de ter sido sujeito a uma emboscada, acabou por fazer a lei triunfar e arranjar uma companheira para o futuro…

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

NOD164. O caçador

 

Dennis Clay era um rapaz ingénuo que vivia numa granja no meio da natureza onde se sentia feliz e livre como o vento. Caçava e cultivava os seus produtos e de quando em quando ia à povoação mais próxima para vender alguns e reabastecer-se.

Numa das suas deslocações a River Falls, divertiu as raparigas da povoação pedindo-as em casamento. Todas se riram… mas uma delas levou o seu pedido a sério e saiu-lhe ao caminho pronta a acompanhá-lo. Eveline abandonou a casa dos pais pronta a enfrentar uma nova vida junto ao caçador.

Mas houve alguém que não gostou da sua ação…

sábado, 5 de outubro de 2024

NOD163. Seu anjo de guarda



Amigo, imagine que tem alguém que surge para o proteger em momentos difíceis, mantendo, no entanto, a sua identidade desconhecida.
É vulgar em Murphy a personagem central de uma novela não actuar sózinha. Geralmente, socorre-se de um irmão, de um ou vários agentes da lei, mostrando quão pequenino é o homem neste mundo tão difícil. Mas, nesta novela, só no final vem a descobrir o autor da preciosa ajuda, nada mais nada menos uma pessoa a quem tinha salvo a vida numa situação difícil para ela. É caso para dizer: "os anjos bons acabam por se encontrar".
A capa, um pouco desfigurada, pirosa, de autor desconhecido, reflecte um pormenor da novela, mas podia adaptar-se a qualquer outra do Oeste.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

NOD162. A dama do puma


 
 
Que formosa era aquela mulher!...
... e deslocava-se acompanhada de um puma...
Mas as coisas começaram a correr-lhe mal. Dona de razoável fortuna, quis adquirir os ranchos dos seus vizinhos. Estes recusaram e, inesperadamente, ... começaram a aparecer mortos, dilacerados como se uma fera os tivesse atacado...
Afirmou a sua inocência, mas a sua argumentação parecia ineficaz para convencer a cidade. Até que aquele homem chegou...
Eis mais uma novela de Joe Mogar, toda ela envolvida em mistério e marcada pelo encanto daquela mulher.
A capa, de A. Bernal, mostra um momento em que o puma, feroz, salta sobre um malfeitor que tentou alvejar a sua formosa protegida.

sábado, 28 de setembro de 2024

NOD161. Desafiando o perigo

A cidade de Houston ia ser elevada à categoria de capital do Estado do Texas. Mas a cidade estava pejada de assassinos e ladrões pelo que um corpo de rurais instalou-se na cidade com o objetivo de a limpar.

A missão seria complicada e, para a facilitar, dois elementos daquele grupo permaneceram incógnitos e introduziram-se na cidade como vulgares forasteiros, sujeitos a todos os desafios e desacatos. Pretendiam assim chegar ao interior da banditagem organizada para proceder ao seu desmantelamento.

No decorrer da missão tiveram a sorte de se relacionar com a família de um comerciante cuja filha, uma jovem de assinalável beleza, foi sujeita a assédio por um dos bandidos mais procurados.

A atuação em sua defesa dos dois ruais incógnitos foi espetacular e em breve um deles ganhou fama de pistoleiro e mais créditos para continuar a sua missão. Será que conseguiria levá-la até ao fim? E como seria o seu relacionamento com aquela jovem de incomparável beleza?

Este é mais um clássico da Coleção Búfalo, uma obra típica da década de cinquenta do século passado escrita por um dos autores mais prestigiados: Tex Taylor.

Mais livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...